logo

COACHING: FELICIDADE E MOTIVAÇÃO PARA A SUA VIDA

Já imaginou como seria o desempenho de um atleta se ele treinasse arduamente todos os dias, mas não sentisse vontade de ser o vencedor? Um empreendedor que abre uma empresa pensando que ela vai quebrar? Ou um profissional que levanta todos os dias de manhã acreditando não ser bom?

O alcance de resultados satisfatórios não depende apenas do método que é empregado, mas também da convicção e força de vontade. A felicidade e motivação são como uma chama acesa que move quem está determinado a alcançar seus objetivos.

 

Coaching: motivação e movimento

O Coaching é uma eficiente resposta para quem se encontra em uma situação desfavorável, propondo soluções para dificuldades e crenças limitadoras e, assim, impulsionando o indivíduo para o sucesso pessoal ou profissional.

Embora muitas pessoas pensem que o Coaching é apenas um treinamento, seu conceito é bem mais amplo: trata-se de uma poderosa metodologia voltada para o desenvolvimento de habilidades e competências que estão latentes dentro de cada um de nós.

O processo de Coaching é conduzido pelo Coach (profissional especializado em Coaching), que auxilia o Coachee (cliente) a definir objetivos de curto, médio e longo prazo. As metas serão acompanhadas e analisadas frequentemente, para avaliar os progressos do cliente.

 

Dicas para exercitar a motivação

A motivação é um movimento de dentro para fora. Para que o indivíduo se sinta plenamente motivado, é necessário acessar suas emoções positivas e eliminar os sentimentos negativos, que sabotam e impedem o desenvolvimento. Desse modo, é possível manter a força interior equilibrada, superar as adversidades, realizar objetivos, atingir metas e conquistar resultados extraordinários.

Confira dicas para fazer dos pensamentos seus aliados para o sucesso:

 

Seja otimista

Por mais complicada que esteja uma situação, sempre a encare com otimismo. Se alguma dificuldade cruzar seu caminho, pense positivo e acredite que essa condição irá melhorar. Se existe um problema, não se pode focar apenas nele: é preciso procurar uma solução com criatividade e bom humor.

 

Administre emoções

Saber administrar as emoções é uma das principais formas de demonstrar autocontrole, equilíbrio e motivação. É preciso compreender que as perdas fazem parte da vida, e que não podemos nos deixar influenciar por sentimentos tempestuosos e coléricos. Administrar emoções é saber se portar com serenidade e positividade!

 

Roda da vida

Esta é uma das ferramentas mais utilizadas no Coaching, e tem por objetivo auxiliar o Coachee a descobrir quais são áreas de sua vida estão em desequilíbrio.

Para utilizar a Roda da Vida, veja a imagem abaixo e atribua uma nota de 0 a 10 para cada uma das áreas. Após a avaliação de todos os campos, identifique qual o campo de menor nota e tome atitudes para desenvolver este ponto crítico.

 

Todas as esferas da vida estão conectadas de alguma forma. Portanto, ao trabalhar um foco específico, naturalmente outros campos também serão impactados positivamente.

Lembre-se de que o processo de Coaching apenas dá as ferramentas, quem escolhe o que fazer e qual caminho seguir é você. Não há ninguém que lhe conheça melhor do que você mesmo.

 

Leave a comment