logo

Como se preparar para o novo ano?

A chegada do novo ano representa uma ótima oportunidade para colocar vários aspectos da sua vida de volta nos trilhos. A cada réveillon, milhares de pessoas traçam metas para cumprir no ano que se inicia. No entanto, a maioria delas, com o passar do tempo, deixa as intenções de lado, continuando pouco disciplinadas e organizadas naquilo que pretendiam realizar.

Para colocar seus planos traçados em ação, é importante ter um bom planejamento. Assim, além de saber onde quer chegar, você também terá clareza acerca do caminho para alcançar suas metas.

Como montar o seu planejamento de ano novo?

É muito fácil ter ideias sobre aquilo que você deseja que sua vida se torne no ano seguinte. Mas para que esses sonhos e metas realmente se concretizem, é indispensável ter um pouco de organização.

A primeira medida a ser tomada é colocar no papel as áreas que serão prioritárias na sua vida. Também é importante estabelecer um passo a passo para atingir seus objetivos. Por exemplo, se você deseja perder peso, anote em sua lista iniciativas como:

  • Marcar uma consulta com um nutricionista e um endocrinologista;
  • Entrar para uma academia;
  • Ler diferentes conteúdos sobre como tornar a alimentação mais saudável.

Organização é palavra de ordem: utilize listas, planilhas, cadernos de anotações ou qualquer outro recurso para colocar todas as suas informações em dia. Além disso, nunca se esqueça de traçar metas realistas para o seu próximo ano. De nada adianta fazer um planejamento que tem como objetivo algo incompatível com a sua realidade.

Estabelecer metas surreais é um dos grandes erros cometidos por quem faz um planejamento. Essa atitude pode desanimar a pessoa no meio do caminho, quando ela perceber que não está próxima de alcançar a sua aspiração ou não está evoluindo o suficiente.

Uma boa dica para não desanimar durante a jornada é fragmentar o “grande objetivo” em metas menores. Se você deseja economizar R$ 10 mil ao longo do ano, fracione esse valor e pense em quanto poderia economizar mensalmente. Desse modo, você pode celebrar a conquista dessas pequenas metas, pouco a pouco, e sem desânimo.

O que colocar no seu planejamento de ano novo?

Com a chegada do novo ano, certos objetivos são comuns a quase todas as pessoas. Confira o que você pode incluir no seu planejamento:

Saúde e esporte

Uma meta muito comum todo início de ano é o comprometimento em adotar hábitos mais saudáveis.

Para não ficar só na promessa, comece logo com a prática de alguma atividade física, mesmo que seja leve, como caminhar três vezes por semana. O ideal é que você descubra que tipo de exercício você gosta e fará sem sentir que é uma obrigação.

Família e afetividade

Essas também são áreas que sempre entram nas listas de metas. Quem já tem uma família formada, costuma estabelecer objetivos para cuidar melhor dela. E quem ainda está à procura de um relacionamento, pode ter o desejo de encontrá-lo em 2018. Pense nos seus desejos para os próximos meses no campo afetivo, e fique mais aberto a alcançá-los.

De nada adianta você definir que quer conhecer mais pessoas, se não frequenta lugares diferentes nem dá abertura para que alguém converse com você.

Carreira e vocação

Muitas pessoas têm como objetivo colocar a vida profissional em dia para o próximo ano — seja para ver melhores resultados no atual emprego ou encontrar aquela tão sonhada vaga.

Para isso, atualize o seu currículo e veja o que é possível fazer para encontrar e conquistar o emprego dos seus sonhos. Pode ser necessário, por exemplo, fazer cursos, especializações ou frequentar eventos do seu nicho de atuação.

Cultura e lazer

Uma pessoa não vive só de trabalho, não é mesmo? Por isso, cultura e lazer devem sempre ser levados em consideração durante os planejamentos para cada novo ano.

Considere viagens para lugares distantes ou mais idas ao cinema e teatro. Esquematize como poderá separar mais tempo para seu repouso e entretenimento.

Não pode gastar tanto dinheiro? Procure se informar sobre opções gratuitas de entretenimento na sua cidade.

Bens e posses

Quer finalmente eliminar todas as dívidas neste novo ano? Assim como nas outras áreas citadas, a melhor maneira de alcançar sua estabilidade financeira é detalhando os seus gastos no dia a dia.

Se, no ano anterior, você gastava muito dinheiro e todo final do mês não sabia para onde o dinheiro tinha ido, mude imediatamente este costume.

Anote diariamente todos os seus gastos (até mesmo os menores) e os seus ganhos. Assim, você poderá analisar essas informações, de forma a otimizar o aproveitamento de sua renda. Você vai entender como o seu dinheiro pode render mais e traçar objetivos de compra, como a casa própria ou automóvel.

Se você tem um objetivo financeiro a ser alcançado, não se esqueça de conservar uma porcentagem de seu planejamento mensal destinado a ele. Outro bom conselho para ver seu dinheiro se multiplicar é aplicá-lo em investimentos que rendem mais do que a poupança.

Mente e espírito

“Mente sã, corpo são”. A melhor forma de concretizar isso é traçando pequenos objetivos. Acredite: é possível. Marque uma consulta com um terapeuta, ou procure atividades ao ar livre que o acalmem. Desse modo, você também estará cuidando da sua mente e espírito.

Não tente abraçar o mundo

Pode ser possível que vários aspectos de sua vida estejam em descompasso, mas é fundamental que você se atenha a alguns objetivos específicos de cada vez.

Tenha, no máximo, 4 objetivos para alcançar neste ano que se inicia. Lembre-se: se você tentar ajustar todos os aspectos negativos em sua vida, são grandes as chances de que nenhum deles realmente mude. Por isso, mantenha-se firme nas metas mais importantes para você agora.

Um planejamento de ano novo é extremamente importante na vida das pessoas. Para tanto, é conveniente não apenas ter metas realistas, mas saber como alcançá-las. Conhecer sua realidade e seus limites, sejam físicos, psicológicos ou financeiros, é crucial neste momento.

 

Beijos, Daniela Scaion.

Master Coach com formação em Administração de Empresas com experiência de 16 anos em Setor Financeiro e Consultorias Empresariais com ênfase em Processos e Pessoas.

(16) 991877408 – WhatsApp

contatodanielascaion@gmail.com

 

Me siga no Instagram: @danielascaion_siyantia

Curta a Fan Page: https://www.facebook.com/danielascaion/

Se inscreva no canal do Youtube:  goo.gl/z9Ey16

Me siga Soundcloud: https://soundcloud.com/danielascaion

Leave a comment