logo

Crenças limitantes e crenças fortalecedoras

As crenças limitantes e as crenças fortalecedoras são uma das partes mais importantes da estrutura subjetiva do ser humano. Mude suas crenças e mudará o seu mundo!

Segundo DILTS (1993), as crenças são a estrutura mais importante do comportamento de cada indivíduo. Quando acreditamos em algo, nosso comportamento inconsciente nos “auto boicota”, trazendo resultados negativos.

Podemos descobrir nossas crenças limitantes e fortalecedoras observando as frases que usamos no dia a dia, os pensamentos automáticos que enchem a mente e também através do autoconhecimento. Quanto mais nos conhecemos, mais podemos saber sobre nossas crenças e valores.

Outra forma de tomar consciência é fazendo um inventário do nosso sistema de crenças. Relembrar o que ouvimos e aprendemos desde pequeno sobre uma área específica da nossa vida que queremos mudar.  É importante escrevê-las.

O sistema de crenças  é tudo aquilo que se acredita ser verdadeiro.
ROBBINS (2012) chamou as crenças de sistemas de convicções. Segundo ele, as convicções não se limitam ao impacto sobre as emoções ou ações.
As convicções têm o poder de criar e o poder de destruir. À medida que se acredita em alguma coisa, o cérebro opera no piloto automático, filtrando qualquer dado externo do ambiente e procurando por referências para confirmar nossa convicção.

Para HILL (2013), uma das principais fraquezas da humanidade é a usual identificação com a palavra “impossível”. Conhecem-se todas as regras que não dão certo. Conhecem-se todas as coisas que não podem ser feitas.

A abordagem de Hill, mostra que as crenças limitantes dominam o subconsciente das pessoas. Acreditar no impossível não dá trabalho. Não precisamos agir e correr riscos.

Muitas crenças limitantes foram criadas para nos proteger. Temos medo do diferente, do outro lado, da outra forma. Ao mudar, nos expomos a riscos desconhecidos, mas apenas imaginários.

 

Metáfora do elefante preso por um pequeno cordão

metáfora do elefante preso por um pequeno cordão ilustra o poder das crenças limitantes sobre nossa vida. Um elefante pode ser condicionado a acreditar que está preso por uma corda que ele não pode romper.

Depois de condicionado, ele acredita que não pode. Então, prende-se um enorme elefante por uma fina corda e ele não vai tentar escapar. Assim é uma crença limitante para o ser humano. Ele acredita que a corda que o prende é verdadeiramente forte e não conseguirá rompê-la.

 

Como se estabelece uma crença inconsciente

Essa é uma história verdadeira. Um homem que vamos chamar de João. Certo dia, ele foi visitar um amigo recém casado que estava construindo uma casa para morar. João admirou-se pelo empenho e pela conquista da casa própria do jovem amigo. Esse amigo contou que só conseguiu construir sua casa, porque fez dívidas.  Ele comentou com João, que “se quisesse conquistar algo na vida, tinha que fazer dívidas”. João sentiu certa emoção ao ouvir o amigo feliz e realizado. Desejava conquistar também as coisas e seguir o exemplo de seu amigo.

Depois de alguns anos, João não sabe o porquê nunca consegue se livrar das dívidas. Repete várias vezes que “não consegue se livrar das dívidas”. Repassa a mesma convicção para os filhos e para os amigos, perpetuando uma crença limitante: “se quiser conquistar algo na vida, tem que fazer dívidas.”

Muitos são sabem o porquê estão tendo um resultado financeiro medíocre, outros não conseguem se livrar das dívidas. Revisite suas convicções. Analise de quem elas vieram?

Estamos sempre expostos a opiniões e crenças de quem nos relacionamos.  Somos influenciados e também influenciamos com nossas crenças limitantes e com nossas crenças fortalecedoras.

Nossas crenças costumam generalizar, distorcer e omitir a realidade. O que estamos vivendo é apenas uma parte da realidade. A realidade daquilo que acreditamos.

 

Exemplos de crenças limitantes

Abaixo relacionamos frases que revelam crenças limitantes. Quando se pretende mudar crenças limitadoras para crenças fortalecedoras o primeiro passo é descobrir quais delas fazem parte do seu sistema de crenças.

 

Lista de crenças limitantes sobre dinheiro:

– Se quiser conquistar algo na vida, tem que fazer dívidas;

– Dinheiro na mão é vendaval;

– Dinheiro é a raiz de todo o mal;

– Não há o suficiente para todo mundo;

– Não tenho dinheiro porque não mereço;

– É melhor ser pobre do que doente;

– O destino é que decide quem vai enriquecer;

– Para ser rico, só se ganhar na loteria.

 

Lista de crenças limitantes sobre felicidade:

– Dinheiro não traz felicidade;

– A felicidade dura pouco;

– Felicidade de pobre dura pouco.

 

Lista de crenças limitantes sobre relacionamento

– Todos os homens são iguais;

– As pessoas sempre fazem isso comigo.

 

Lista de crenças limitantes sobre capacidade:

– Nunca consigo uma oportunidade;

– Não consigo emagrecer;

– Não consigo ter dinheiro;

– Não consigo ser feliz;

– Não consigo ter um relacionamento sério.

 

Lista de crenças limitantes sobre identidade:

– Eu sou um fracasso;

– Sou feio, fraco e infeliz;

– Sou doente;

– Lista de crenças limitantes sobre dinheiro e família;

– Meu pai foi pobre, eu não sou melhor que ele;

– Nasci na família errada;

– Nasci do lado errado do murro;

– Sinto culpa quando tenho dinheiro, pois meus pais sempre foram pobres;

 

Algumas das crenças citadas estão em um nível cognitivo profundo. O inconsciente é o depósito delas.

O Coaching oferece uma série de ferramentas e recursos pra mudança de crenças e criar uma nova programação.

 

Beijos, Daniela Scaion.

Master Coach

(16) 991877408 – WhatsApp

contatodanielascaion@gmail.com

 

Me siga no Instagram: @danielascaion_siyantia

Curta a Fan Page: https://www.facebook.com/danielascaion/

Se inscreva no canal do Youtube:  goo.gl/z9Ey16

Me siga Soundcloud: https://soundcloud.com/danielascaion

Leave a comment