logo

Relacionamento feliz e saudável. Como manter?

Depois de se casar, muitas mulheres se perguntam como manter um relacionamento feliz e saudável ao longo dos anos.

Bom, sabemos que o convívio a dois sempre foi um desafio para lá de complicado. E que também não existe uma relação perfeita. Mas é possível viver em conjunto de forma harmoniosa, sabendo lidar com os desafios que naturalmente surgem na vida, e, com isso, nutrir uma união feliz e saudável.

Uma coisa que você precisa ter em mente é que não existe uma fórmula mágica que irá fazer os dois viverem felizes para sempre. O que existe são atitudes e hábitos que ambos devem colocar em prática para tornar a relação verdadeiramente duradoura.

Outra coisa: o convívio a dois é feito de aprendizado. Os dois irão aprender dia a dia como tornar essa troca de experiências mais forte e, assim, tornar-se um casal feliz.

 

Como manter um relacionamento: A interação é a base para a felicidade

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que a comunicação é indispensável em qualquer relacionamento. É por meio do diálogo e da interação entre vocês que é possível lidar com a grande maioria dos problemas que normalmente acontecem em um relacionamento.

Um casal que não interage e não se comunica como deveria está fadado a brigar por coisas pequenas, e, pouco a pouco, há o desgaste da relação, onde se perde o companheirismo, o amor e o respeito. É falando e interagindo com o seu parceiro que você conseguirá mostrar o que está sentindo.

Mas é essencial que você também esteja disposta a ouvir. Muitas vezes nos achamos exclusivamente na razão, e acabamos ignorando o que outro está sentindo. Isso também é prejudicial.

Saiba parar e escutar. Dessa maneira, os dois poderão ter um convívio mais sadio e harmônico, uma vez que os conflitos poderão ser resolvidos antes de tomarem proporções maiores.

 

Tenha noção de que suas escolhas geram consequências

Outra dica fundamental de como manter um relacionamento é saber que todas as suas atitudes geram consequências. Temos a mania feia de ficar culpando terceiros pelos problemas que nos atingem, quando, na verdade, muitas vezes, eles são culpa nossa.

O seu marido gastou a mais em algo que você achou desnecessário. Mas você fez exatamente o mesmo uma semana atrás. Tenha consciência dos seus atos e saiba assumir as responsabilidades.

Esse jogo de achar culpados não é nada saudável, nem para você, nem para a sua relação. Quando cada um tem o que chamamos de autorresponsabilidade, é muito difícil que ocorram discussões onde os dois ficam jogando a culpa por algo no outro.

 

Entenda que cada um tem seus pontos fracos e fortes

Um relacionamento é rodeado de hábitos que fazem parte do dia a dia de ambos, sendo que alguns são bons, já outros nem tanto. Nesse caso, é importante levar em consideração o que de fato merece a sua atenção e o que pode ser deixado de lado um pouco.

Por exemplo, o hábito do seu marido de sempre jogar a toalha na cama é horrível, e você odeia. Mas você lembra que ele também é um excelente amigo, com o qual você pode confidenciar qualquer coisa?

Dessa forma, se você quer saber como manter um relacionamento feliz e saudável, então saiba que reconhecer esses pontos negativos e positivos do seu parceiro e considerar o que de fato importa, é uma atitude que deve estar presente na sua relação.

Quando convivemos diariamente com alguém, temos a tendência de acabar enxergando e ressaltando apenas aquilo que nos desagrada. Mas esquecemos que há coisas maravilhosas no outro e que precisam ser valorizadas.

Aceite essas diferenças, e o que por ventura lhe desagradar, sente e converse com o seu parceiro para tentar reverter a situação da melhor forma possível. É aceitando as diferenças um do outro, e valorizando o que cada um tem de melhor, que faz com que o relacionamento se mantenha estável e saudável por mais tempo.

 

A vida a dois não deve ser sinônimo de prisão

É muito comum que companheiros se sintam prisioneiros dentro de uma relação. Isso acontece geralmente porque a maioria dos casais acredita que, por estarem juntos, eles precisam fazer tudo um ao lado do outro. Mesmo que um dos parceiros não esteja com vontade, há quase uma “obrigação”.

Se você quer saber como manter um relacionamento, entenda que estar junto nunca deve ser sinônimo de prisão. Apesar de agora você estar cultivando uma vida junto com o seu parceiro, cada um ainda precisa contar com sua individualidade em alguns momentos.

Ou seja, você não precisa se forçar a ir onde ele quer e vice-versa. Para que essa dinâmica dê certo, é fundamental que haja confiança mútua. A partir do momento que você confia no seu companheiro e ele em você, é possível cada um ter suas próprias atividades, sem o outro ficar paranóico.

Não há nada de errado em ele curtir um happy hour com os amigos, e você um sabadão a noite com as amigas. Mas lembre-se de que também é necessário que ambos dediquem um tempo a sós, para curtir a companhia um do outro.

 

Mantenham a chama da paixão acesa com pequenos gestos

A última dica de como manter um relacionamento é sempre manter aquela chama da paixão acesa. Aquele amor poderoso que vocês começaram a sentir no início do namoro.

Para isso, não basta apenas conviver junto, é preciso alimentar essa chama com pequenos gestos. Aquelas pequenas coisas que vocês faziam quando eram namorados que, apesar de singelas, têm um grande significado. São elas que irão tornar a relação de vocês cada vez mais forte.

Andar de mãos dadas na rua, mandar mensagens carinhosas ao longo do dia, fazer pequenas surpresas para o outro. Tudo isso é essencial para que ambos continuem a se sentir amados e importantes.

Uma boa dica é preparar um café da manhã para ele no final de semana. Não há nada mais gostoso do que curtir uma comida deliciosa ao lado de quem você ama, depois de uma semana exaustiva no trabalho.

Você também pode espalhar pequenos bilhetes carinhosos pela casa. Fale coisas que você gosta nele, e que a fizeram se apaixonar. Essa é uma excelente forma de manter acesa a chama da paixão.

Essas são algumas dicas de como manter um relacionamento. Mas lembre-se: não há uma receita de bolo para uma relação ser duradoura e harmoniosa. É com os bons hábitos e o aprendizado diário que você conseguirá ver o que dá certo para vocês, bem como aquilo que precisa ser mudado.

Beijos, Daniela Scaion.

Master Coach com formação em Administração de Empresas com experiência de 16 anos em Setor Financeiro e Consultorias Empresariais com ênfase em Processos e Pessoas.

 (16) 991877408 – WhatsApp

contatodanielascaion@gmail.com

 

Me siga no Instagram: @danielascaion_siyantia

Curta a Fan Page: https://www.facebook.com/danielascaion/

Se inscreva no canal do Youtube:  goo.gl/z9Ey16

Me siga Soundcloud: https://soundcloud.com/danielascaion

Leave a comment